Conferencistas
Docência e desafios contemporâneos
frente a Educação Integral
Palestrante: Geovana
Mendonça Lunardi Mendes
Coordenador de
mesa: Gisele Pereira Jacques
Ementa: Necessidade
de formação constante aos docentes envolvidos com a educação integral que
objetive a ampliação de concepções e práticas para sua atuação. Formação com
ênfase na dimensão cultural de todos os sujeitos envolvidos no processo
educativo.
Possui
graduação em Pedagogia Educação Especial pela Universidade Federal de Santa
Catarina (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa
Catarina (2000), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) com estágio de
doutoramento no exterior em Currículo e Tecnologias na Universidade do Minho em
Portugal. Realizou Pós-Doutorado na Argentina e nos Estados Unidos da América,
na área de Currículo e Novas Tecnologias, na Universidad de San Andres em
Buenos Aires e em Ashland University, em Ohio, com bolsa Capes durante 2010 e
2011. É Professora Associada do quadro permanente da Universidade do Estado de
Santa Catarina, UDESC, atuando no Centro de Ciências da Educação, no curso de
Pedagogia e no curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em
Educação, na linha de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia. É
pesquisadora coordenadora de diferentes projetos de investigação e participa
como pesquisadora convidada em projetos de pesquisa nacionais e internacionais.
Suas pesquisas e produções têm sido voltadas para área de Currículo e práticas
escolares, em especial, as questões relativas as mudanças, novas tecnologias e
inovações curriculares no espaço escolar, e também as práticas curriculares
voltadas a inclusão de sujeitos com deficiência. Em 2012, atuou como professora
convidada na Universidade de Boras, Suécia. Atualmente é a Coordenadora
Nacional do Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES.
FIPSE de Cooperação Internacional, envolvendo a Universidade Federal Rural do
Rio de Janeiro, no Brasil e Georgetown College, Ashland University e Brighman
Young University nos Estados Unidos e também do Projeto de Pesquisa: Aulas
conectadas: mudanças curriculares e aprendizagem colaborativa nas escolas do
PROUCA em Santa Catarina, com financiamento do CNPq e do Projeto Observatório
de Práticas Escolares com financiamento da FAPESC. Realiza atualmente um
trabalho de Consultoria para OEI, sobre os Usos Pedagógicos das TIC na formação
de Professores. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação,
Mestrado e Doutorado, da FAED, UDESC. Coordena o Observatório da Educação:
Tablets, Computadores e Laptops, aprovado no Edital OBEDUC/ CAPES e também do
Observatório em parceria com UNIVALI e UFRRJ.
GEOVANA MENDONCA LUNARDI MENDES
Doutorado
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SC
Aprendizagem e as contribuições da
neurociência
Palestrante: Elvira
Souza Lima
Coordenador de mesa: Ana
Regina Ferreira de Barcelos
Ementa: O
desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos a partir das contribuições da
neurociência. Implicações da neurociência para a prática educacional.
Pesquisadora
em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia,
antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação,
mídia e cultura.
ELVIRA CRISTINA DE AZEVEDO SOUZA LIMA
Pós-Doutorado
MINISTERIO DA EDUCACAO DF
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Conferencista : Ariana Maria de Almeida Matos Cosme
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto/Portugal
ARIANA COSME
http://www.fpce.up.pt/ciie2/?q=researchers/ariana-cosme
Doutorado
UNIVERSIDADE DO PORTO - PORTUGAL
Educação Integral e Escolas
Sustentáveis
Palestrante: José
Vicente de Freitas
Coordenador de mesa:
Sueli Amália de Andrade
Ementa: Escola
sustentável na dimensão do currículo, gestão e espaço físico. Implicações da
implantação de escolas sustentáveis na qualidade da educação integral. Práticas
exitosas.
Doutor em
História e Sociedade pela UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis/SP.
Durante a realização do doutorado, desenvolveu estudos especializados na
Universidade Nova de Lisboa (1994) e na Katholieke Universiteit Leuven (1994).
Professor Associado II na Universidade Federal de Rio Grande (FURG), vinculado
ao Instituto de Ciências Humanas e Informação (ICHI). Atua no Programa de
Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA) desta universidade, vinculado a
Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental . Desenvolve pesquisa e
orienta no Mestrado e Doutorado sobre os seguintes temas: - ecotopias na
América Latina; - políticas públicas e experiências não governamentais em Educação
Ambiental; - desenvolvimento sustentável. Coordenador do Programa de
Pós-Graduação em Educação Ambiental (2001-2004). Coordenador do Programa de
Educação Ambiental do Porto de Rio Grande (2005-2010). Integra o Conselho
Consultivo da Revista Ambiente e Educação (PPGEA/FURG) e da Revista Eletrônica
do Mestrado em Educação Ambiental (PPGEA/FURG). Integra a Coordenação Editorial
da Revista Brasileira de Educação Ambiental. Na condição de Gestor Público,
ocupa o cargo de Gerente de Projeto e de Coordenador Nacional do Programa
Agenda 21 Brasileira, na Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania
Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2008-2010). Secretário-Executivo da
Comissão de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 Brasileira CPDS (2008-2010).
Coordenador Executivo do Centro de Informação e Documentação Ambiental
(CID-Ambiental) do Ministério do Meio Ambiente (2007-2010). Foi Diretor-Adjunto
do Departamento de Educação Ambiental, unidade então vinculada à Secretaria
Executiva do Ministério do Meio Ambiente (2004-2008). Atuou na execução de
Acordos de Cooperação Técnica Internacional (multi e bi-lateral), envolvendo
países africanos de língua portuguesa, a Comunidade de Países de Língua
Portuguesa (CPLP) e os países sul-americanos alcançados pela bacia platina:
Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Participou da implementação do Centro
de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata (2007-2008). Integrante
da Red de Consumo y Producción Sustentables do Programa das Nações Unidas para o
Meio Ambiente Oficina Regional para América Latina e Caribe. Representante do
Ministério do Meio Ambiente no Conselho de Orientação e Supervisão do Projeto
Rondon (2007-2009). Representante do Ministério do Meio Ambiente no Conselho
Federal Gestor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos CFDD, Ministério da
Justiça (2009). Consultor ad hoc da UNESCO e PNUD. Publica artigos em
periódicos especializados.
JOSE VICENTE DE FREITAS
Doutorado
MINISTERIO DA EDUCACAO RJ
Políticas públicas na educação
integral: aspectos legais, financeiros e pedagógicos.
Conferencista: Maria
do Pilar
Coordenador de mesa:
Cláudia Zanela
Ementa: Garantia
pelo Estado de políticas públicas que incluam as propostas das instituições
educativas. Aspectos quantitativos e qualitativos para uma educação integral de
forma progressiva. Metas e estratégias previstas no PNE para a educação
integral. Investimento anual-PIB
Graduada em
História pela Universidade Federal de Minas Gerais Especialização em Gestão de
sistemas Educacionais/PUC-MG Professora de História em escolas privadas e
públicas de 1976 a 2001 Diretora do Centro de formação de Professores da
Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte; Secretária municipal de Educação da
cidade de Belo Horizonte – 2002 a 2007; Presidente Nacional da União Nacional
dos Dirigentes municipais de educação 2005 a 2007; Secretária Nacional de
Educação Básica do Ministério da Educação – 2007 a 2012; Diretora da Fundação
SM/Brasil.
MARIA DO PILAR LACERDA ALMEIDA E SILVA
Doutorado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL RS
Reorganização curricular da Educação
Básica na perspectiva da Educação Integral.
Palestrante: Juares
Thiesen
Coordenador de mesa:
Sônia Santos Lima de Carvalho
Ementa: Educação Integral como um processo
de formação humana em todas as suas dimensões. Ampliação de matrizes
curriculares. Adoção de práticas que transcendam o âmbito institucionalizado.
JUARES DA SILVA THIESEN
Doutor em
Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina
- UFSC
É graduado em
Estudos Sociais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - FUNDESTE (1987)
e em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC (2000). É
Mestre em Educação - Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de
Blumenau - FURB (1995). É Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central
de Ciências Pedagógicas -ICCP - Havana - Cuba/2002 (Título revalidado no Brasil
pelo Parecer 209/CPG/2006 de 14/12/06 da Universidade Federal de Santa Catarina
- UFSC) e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade
Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). É Professor na Universidade Federal de
Santa Catarina- UFSC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em
Currículo e Gestão Educacional. Discute principalmente os temas: Escola,
Educação, Aprendizagem, Currículo, Prospecção de Cenários, Gestão e
Conhecimento.
O Papel do professor na formação da
inteligência das crianças
Palestrante: Suely
Amaral Mello
Coordenador de mesa:
Sonia Fernandes
Ementa: A
influência da teoria histórico-cultural na educação. O papel do professor na
aprendizagem das crianças no contexto educativo. A brincadeira como uma das
atividades preponderantes e impulsionadora do desenvolvimento nas diferentes
faixas etárias.
Possui graduação
em Letras Modernas pela Universidade Estadual Paulista (1975), mestrado em
Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1981) e doutorado em Educação
pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da
Universidade Estadual Paulista /Unesp-câmpus de Marília. Tem experiência na
área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos
seguintes temas: teoria histórico-cultural, aquisição da escrita, relação
teoria e prática, formação de professores e práticas educativas com crianças de
0 a 10 anos. É vice-líder do grupo de pesquisa "Implicações Pedagógicas da
Teoria Histórico-Cultural" e coordenadora do Grupo de Estudos em Educação
Infantil da Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, Marília.
SUELY AMARAL MELLO
Doutora pela
UF de São Carlos
Educação Integral como emancipação dos
sujeitos: articulação entre os diferentes saberes discursos e práticas
Conferencista: Reinaldo
Matias Fleuri
Ementa: A
educação integral como uma possível reinvenção dos caminhos da emancipação
social das crianças e adolescentes, tanto no âmbito da educação
institucionalizada como na interlocução com outros saberes.
Doutor em
Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988), realizou estágios de
pós-doutorado na Università degli Studi di Perugia, Itália (1996), na
Universidade de São Paulo (2004) e na Universidade Federal Fluminense (2010). É
Professor Visitante Nacional Sênior (CAPES) junto ao Instituto Federal
Catarinense desde setembro de 2012. Professor Titular da Universidade Federal
de Santa Catarina, com vínculo de professor voluntario após sua aposentadoria
em 2011. Coordena a rede internacional de pesquisas que se desenvolveu com base
no Grupo de Pesquisa - Educação Intercultural e Movimentos Sociais (UFSC/CNPq).
Presidiu a "Association International pour la Recherche
Interculturelle" (ARIC), no período 2007-2011. Participa desde 1992 do
Grupo de Trabalho de Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e
Pós-graduação em Educação (ANPEd), tendo sido membro do Comitê Científico desta
Associação no período de 2000 a 2002. Faz parte do Instituto Paulo Freire. É
pesquisador do CNPq (1C). Tem desenvolvido, coordenado e orientado pesquisas,
que resultaram em publicações e produções acadêmicas nas áreas de
epistemologia, educação popular, interculturalidade, educação inclusiva e
formação de educadores.
REINALDO MATIAS FLEURI
PROFESSOR UFSC
Organização curricular e as diferenças
na escola na perspectiva da Educação Integral
Palestrante: Rosângela Machado
Coordenador de mesa:
Elaine de Paula
Ementa: Educação
integral e o sentido das diferenças na perspectiva da educação inclusiva. O
currículo e a questão das diferenças. Reorganização escolar a partir da
perspectiva da educação integral, tempo integral e diferenças. Questões sobre
mudanças voltadas para a educação integral e a escola aberta às diferenças.
ROSANGELA MACHADO
CHEFE DO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - PMF SME
Possui
graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990),
Especialização em Educação Especial pela Universidade de Gunma e Mestrado em
Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é doutoranda
em educação pela Universidae Estadual de Campinas. Foi Coordenadora de Educação
Especial da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2001 a 2008);
Coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de Educação
Especial do Ministério da Educação (2008-2009); Professora Colaboradora da
Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase
em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação
inclusiva, educação, educação especial, políticas públicas. Tem experiência em
educação a distância.
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